ASSOCIAÇÃO AREBELDIA CULTURAL PROMOVE OFICINAS DE ARTE DIGITAL EM ESCOLAS PÚBLICAS

As aulas têm o intuito de profissionalizar os jovens e gerar mais oportunidades na área da tecnologia.

 

Atendendo jovens a partir de 15 anos, o projeto Oficinas e Circuito de Arte Digital, realizado pela Associação Arebeldia Cultural, tem a intenção de inserir o cenário tecnológico na formação de alunos das comunidades de Belo Horizonte. Até 10 de dezembro, as aulas acontecem na Escola Estadual Professor José Mesquita De Carvalho, localizada na Vila Paris e Escola Municipal Antônio Sales Barbosa, sediada no Barreiro, a fim de proporcionar oportunidades educativas, que conectam os alunos às novas tecnologias, suas vantagens e diversas utilidades.

No mundo moderno, a internet faz parte da nossa vida de forma essencial. Através dela é possível ter fácil acesso à arte e cultura, como músicas e filmes, desenvolver interações sociais a nível global e nos aproximar de serviços e marcas, tanto como consumidor, como produtor. Assim, uma das metas da Arebeldia é alavancar a tecnologia através de oficinas que propõem a inclusão digital. Durante o período de dois meses, três cursos estão sendo oferecidos simultaneamente: Motion Design, ministrado por Luiz Carlos Ferreira, jornalista com mestrado em artes; Projeção, desenvolvido por Talita Rocha, linguista mestra em artes; e Tubo Led por Laura Parreiras, graduanda em pedagogia com experiência na área digital criativa.

Segundo Danusa Carvalho, fundadora da ONG e idealizadora do projeto, “quando juntamos esses dois conhecimentos e incluímos na educação básica, possibilitamos mais interações e novas formas de expressão para os jovens atendidos”. Assim, neste primeiro momento, as oficinas fazem junção entre educação, arte e tecnologia. Na segunda fase serão lecionadas aulas de iluminação cênica, empreendedorismo cultural e costura criativa. “Entendemos que o retorno às aulas pós pandemia ainda não foi 100% e oferecer as oficinas é um estímulo a mais para que os jovens tenham interesse de voltar para as salas de aula. É preciso fomentar mais iniciativas como esta nas periferias, provocando novos olhares, tendo como intenção instigar a curiosidade do jovem no mercado do futuro”, aposta a produtora.

 

Arebeldia

Com o mote de “gerar oportunidades de acesso, socialização e profissionalização, canalizando a rebeldia de adolescentes e jovens para a formação humana através da arte e da cultura”, a Associação Arebeldia Cultural tem o objetivo de incentivar o protagonismo, fomentando a educação, formação profissional e participação comunitária de pessoas de baixa renda expostas às vulnerabilidades relacionadas às condições de moradia, baixa escolaridade e acesso restrito ao mercado de trabalho.

Fundada pelo artista Flávio Renegado ao lado da produtora cultural Danusa Carvalho, a Associação acredita que a transformação social parte da evolução do indivíduo, que reflete no desenvolvimento territorial e passa, necessariamente, pelo método: Ocupação, Reconhecimento, Apropriação e Transformação, que fundamenta todas as ações realizadas.

 

OFICINAS

Local: Escola Estadual Professor José Mesquita De Carvalho, R. Iraí, 154 – Vila Paris | Escola Municipal Antônio Sales Barbosa,  R. Sabino José Ferreira, 5 – Tirol.

Período: até 10/12

Instagram @arebeldia